top of page

Porque fazer um Plano de Parto? com Modelo de PP


Você já ouviu falar sobre o Plano de Parto? Se não.. acho bom saber um pouquinho, ele pode ser uma ferramenta para tornar seu parto uma experiência mais satisfatória e bonita!


O plano de parto é o planejamento que vai expressar todas as vontades, expectativas e aspectos importantes para o casal gestante nesse momento tão especial. Nele se coloca todas as vontades do casal, todos os pontos significativos e também opinião a respeito dos processos que envolvem o trabalho de parto.


Quando você faz um plano de parto, pode visualizar melhor a experiência, o que te ajuda no momento de tomar decisões, como escolher o profissional ou local adequado para o que você quer.


Para facilitar um pouquinho, abaixo segue uma lista de pontos para se pensar ao fazer o plano de parto:


Onde será o parto? (Casa, hospital, casa de parto, sala, quarto etc.)

Como preferem o ambiente? (luz, velas, flores, música, aromas, etc.)

Quem estará presente? Quem não estará?

Terá fotos e filmagem? Com quem?

Como será a recepção do bebê? (ambiente e procedimentos)

Quais procedimentos realizados? Qual é a sua opinião sobre eles?


Você pode descrever como visualiza esse momento, isso é bom também para que aos poucos vá vivenciando e se familiarizando com o processo de parto. É importante saber que o plano de parto é um guia, uma base, mas nem sempre as coisas acontecerão exatamente como colocadas nele.


Abaixo coloco um exemplo de plano de parto:

(os nomes dos locais e profissionais são fictícios)

Modelo de Plano de Parto:

Andressa Rosa, RG: 000000000, CPF: 000000000000

Doutor João Batista CRM 000000000

Hospital Santa Sara de Curitiba

“Estamos cientes de que o parto é imprevisível e pode mudar durante o percurso, nesse plano deixamos registradas nossas preferências para o nascimento do nosso bebê, caso algo precise ser modificado, desejamos ser previamente avisados e orientados em relação às alternativas.”

Durante a fase inicial do parto ficarei em minha casa com meu marido e doula (Amanda Luz). Nesse períodos pretendo utilizar a bola de pilates, a piscina e outros métodos não farmacológicos para alívio da dor. Ficarei em casa até que o parto evolua, pois me sinto mais segura e tranquila nesse ambiente. Na fase mais ativa do trabalho de parto me encaminho para a maternidade, onde quero ter meu marido como acompanhante em todos os momentos e também minha doula. Liberdade para me movimentar, beber líquidos e me alimentar se sentir necessidade. Quero ter acesso ao chuveiro e banheira quando achar necessário. Se não for estritamente necessário, não quero o uso de ocitocina, nem analgesia (se eu sentir necessidade pedirei). Não quero que estourem minha bolsa artificialmente, nem que realizem exames de toque excessivos.

No momento do nascimento, se possível, quero estar em um quarto individual e não no centro obstétrico. Prefiro posições verticais, e quero ter a liberdade de escolher a posição que meu corpo pedir no momento. Vou fazer força de acordo com o que meu corpo pedir, não quero que induzam o puxo. Não quero que seja realizada a episiotomia, a menos que seja extremamente necessário, e quero que o ambiente esteja calmo, silencioso e com a luz baixa.   Assim que meu bebê nascer, quero que venha imediatamente para o meu colo, e que os procedimentos necessários sejam realizados com ele junto a mim. Não quero a utilização do nitrato de prata, pois durante os exames pré-natais não constou nenhuma doença que justifique seu uso. O cordão só deverá ser cortado no momento em que parar de pulsar.

Meu bebê deve ficar comigo durante todo o tempo em que estiver lá, e não quero que seja oferecido nenhuma substância além do meu leite.

Em caso de cesárea necessária, quero ter meu acompanhante e doula presentes, não quero ser sedada, e gostaria que o campo fosse rebaixado para que eu possa acompanhar o nascimento do meu bebê. Assim que nascer, deve vir ao meu colo, e eu quero poder pega-lo em meus braços e amamentar o quanto antes.


Obs: Esse plano de parto é inspirado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde.

229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page